terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Celebrações a Iemanja e Nossa Senhora dos Navegantes

            
         
              Após receber a maior escultura de Iemanjá do Litoral na noite do dia 1° de Fevereiro, com muita fé e procissão na praia de Cidreira, organizada pela FAUERS, a manhã do dia 2 de Fevereiro foi marcada com a celebração em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá. Centenas de pessoas aguardavam reunidas a chegada da imagem da Rainha do Mar, na Praia do Paqueata, em Canoas. Com a chegada da imagem da Mãe das Águas, houve o início das festividades. Os ritos em homenagem a Iemanjá iniciaram-se ao meio-dia, com a Puxada de Rede na Praia de Paquetá, realizada pelos grupos Capoeira Casa Grande Tradição Angola (Mestre Dentinho) e Capoeira Angola Tradição (Mestre Bira). Centenas de pessoas acompanharam a apresentação, que mobilizou e encantou a comunidade. Iemanjá é o orixá feminino mais popular do Brasil, e na língua Yorubá, o nome é Yéyé Omo Ejá, o que significa '' Mãe cujos filhos são Peixes''. 

                Para o Vereador Paulinho de Odé, que luta pelo respeito e direitos a todas religiões, o evento é um sinal vivo e da cultura popular viva em nosso povo. Além do Vereador Paulinho de Odé, também estavam presente: Prefeito Jairo Jorge, Vice-Prefeita Beth Colombo, Presidente da Câmara de Vereadores Paulo Ritter e o Secretário Especial Rogério Ambieda, o Tigre, da Coordenadoria de Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Homenagem de Vereador Paulinho de Odé a Iemanjá

              "Neste dia 2 de fevereiro comemoramos Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanja. Uma data sincrética que como tantas outras foi imposta aos nossos antepassados e que se tornou nossa tradição. Iemanja, segundo Pierre Verger, nasceu a partir da solidão de Oxala criador do mundo que derramou uma lágrima e criou o mar e Iemanja: Mãe da criação , Mãe dos oceanos , Mãe dos peixes e de todos que habitam e vivem das águas é também Mãe do pensamento, da inteligência é nossa advogada    quando pedimos perdão por nossos pecados a Olorun e Oxala ela intercede por nós.
Em um mundo cada dia mais ameaçado pela escassez dos recursos hídricos em que sempre digo que devia se chamar água ao invés da terra é para nossa Mãe das Aguas que se voltam nossas preces por esse bem tão precioso e fundamental para todas as crenças. Não é a toa que a festa de Nossa Senhora dos Navegantes é a maior festa religiosa católica da região metropolitana de Porto Alegre reunindo milhares de pessoas que pedem proteção a Mãe de Cristo, Mãe da misericórdia e protetora dos pescadores . Por isso Neste dia tão especial viva Nossa Senhora dos Navegantes e Salve a Mãe Sereia Omio Odo, nossa grande Mãe Iemanjá"         
   
                                                                          Vereador Paulinho de Odé.