História



       A minha história é resultado de uma prática que revela meus compromissos com Canoas.
     Nasci em 2 de agosto de 1971 no bairro Rio branco sendo o primogênito de uma família até aquele momento composta só por mulheres. Logo nos primeiros dias de vida por motivos de saúde fui levado a um terreiro, era o destino já mostrando cedo que a minha história estaria intimamente ligada a religião.
     Tive uma infância humilde, muito cedo comecei a trabalhar vendendo picolé, algodão doce e casquinhas pelas ruas de Canoas, eram tempos difíceis, mas que com muita fé e trabalho superamos.
     A chegada da juventude veio também com o idealismo e a rebeldia, nesta época a minha grande luta foi pela moradia, atuando na João de Barro com o então Vereador Jairo Jorge, que conquistamos o direito a moradia digna para nossas famílias. Foi assim, também, que construí minha família, com minha esposa Berenice e meus três Filhos Rogério, 21 anos, Paola, 19 anos, Paulinha com 8 anos.
    Foi na Juventude que recebi minha preparação na umbanda e de matriz africana, abrindo meu primeiro Terreiro, onde não se praticava apenas as atribuições religiosas, mas também meu papel como cidadão e liderança comunitária. Como líder religioso comecei minha luta pelos direitos humanos e pela liberdade religiosa, pois, vi vários líderes religiosos afros umbandistas serem impedidos de forma arbitrária de realizarem seus rituais. Foi neste cenário que criei um dos maiores eventos religioso do RS: o Encontro das Almas Iluminadas e a entidade Uniaxés (Movimento de Ação Afro-Umbandista Pela União dos Axés) organizando os afro-umbandistas de Canoas na luta por seus direitos.
      A partir de 2005 fiz parte da assessoria do Vereador Nelsinho Metalúrgico participando da coordenação das campanhas vitoriosas de 2008, eleição do Prefeito Jairo Jorge e reeleição do vereador Nelsinho e em 2010 da eleição do Deputado do PT de Canoas Nelsinho Metalúrgico.
     Em 2009, a convite do Prefeito Jairo Jorge assumi a coordenadoria das Diversidades que coordena as ações por direitos humanos para públicos que historicamente foram excluídos. Promovemos juntos, com mais de 10 religiões, diversos ações e atos conjuntos que resultaram na implantação do Fórum inter-religioso de Canoas. Tratamos a diversidade das religiões de matriz africana, umbanda e espiritualistas pelo ponto de vista da luta contra o preconceito, respeito e inclusão.
    A partir dos terreiros e outros grupos religiosos, com diálogo permanente, busquei o respeito de diversidade religiosa e sexual, com a promoção do respeito à livre orientação religiosa e sexual, na luta contra a intolerância e a homofobia. Realizamos a primeira Parada Livre de Canoas em 2009 e as de 2010 e 2011 que resultou na participação efetiva de cerca de 15.000 pessoas em cada uma das Paradas. Avançamos também com a realização dos concursos da 1ª Musa Gay e 1ª Miss Gay em Canoas e o 1º e o 2º Seminário DST/AIDS e RELIGIÂO.
     Como agente comunitário, atuando no processo de ocupação da área da João de Barro, resistimos à violência das autoridades da época e conquistamos o direito à moradia digna para nossas famílias, em 1989.     
       A partir de então, esquecidos pelos governantes, passamos a lutar por água, luz, e infraestrutura, mais tarde, trouxemos o Programa Fome Zero para cidade e para a João de Barro, começamos com 40 famílias da comunidade que recebiam alimentos sem agrotóxicos direto dos produtores e cursos que ajudaram na geração de trabalho e Renda. A partir da organização dos núcleos do Fome Zero organizamos várias lutas como a das mulheres por Creches, pela volta dos ônibus retirados da João de Barro na Gestão anterior .
      Além de conquistar a Terra da João de Barro trouxemos o projeto de construção de casas novas de alvenaria que custariam R$ 12.000,00 por 5% deste preço, mais recentemente, conquistamos a canalização do esgoto, aterro e brita no fim da Rua Paraná, que há anos sofria com a falta de melhorias. Isto é parte de meu cotidiano, que na condição de liderança, encaminho todos os dias demandas da população.
        Há 7 anos organizo o Natal da João de Barro que iniciou pequeno na frente da minha casa e hoje reúne entorno de 2000 pessoas unidas pelo sorriso das nossas crianças.
     Minha prática política e meus compromissos com estes setores excluídos, as diversidades religiosas, sexuais e sociais, são um meio para que possamos conquistar diretos plenos e respeito pela sociedade, proporcionando voz e vez a todos estes segmentos.
     A partir dessas lutas que fazem parte da minha vida, é que assumo o meu compromisso com uma parte da sociedade ainda relativamente excluída e discriminada, seja pelas condições de habitação, por suas práticas e direitos religiosos ou sexuais.