terça-feira, 23 de junho de 2015

2° Encontro do Povo Cigano do Oriente em Homenagem à Santa Sarah

              

                Na noite desta segunda-feira (22/06), foi realizado o 2° Encontro do Povo Cigano de 
Canoas. O evento, realizado no galpão 16 do Parque Esportivo Eduardo Gomes, foi aberto com 
diversas danças típicas ciganas, coordenados pela professora Neuza Gomes, do Centro Cultural 
Reino de Sarah. Também foi apresentada a cultura da etnia, bem como a de Santa Sarah, a 
padroeira do povo cigano.
               Após as apresentações da arte cigana, representando as entidades organizadoras do 
evento, o vereador Paulinho de Odé fez um breve relato da atividade, que segundo ele, foi 
realizado “com o objetivo de desmistificar, entender e respeitar a cultura e os valores deste
povo, é muito grande a importância do Povo Cigano na sociedade e na história. ” 
               O evento encerrou com ritual de umbanda em homenagem ao povo cigano do oriente 
com público de aproximadamente 150 pessoas e contou com a presença das seguintes 
entidades: Centro Cultural Reino de Sarah, Comunidade de Terreiro Irmão de Axé (Esteio/RS),
Centro de Umbanda Jurema Cigana Zoraia, FAUERS e o Gabinete do Vereador Paulinho de 
Odé.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Canoas lança a "Rede Arco Íris"

A Prefeitura de Canoas lançou, nesta terça-feira (9), a Rede Arco Íris. A Rede Arco Íris é a primeira rede de enfrentamento à Homofobia e Proteção a Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Brasil, de acordo com levantamento do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores Estaduais e Municipais de Políticas Públicas para População LGBT (Fonges). A Rede Arco- Íris é mais uma iniciativa da Coordenadoria de Diversidades e Comunidades Tradicionais relação às políticas públicas voltadas à diversidade. O ato de lançamento ocorreu na Sala do Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania.
O secretário especial da Coordenadoria Municipal de Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Rogério Ambieda, o Tigre, ressaltou que a Rede Arco-Íris terá o papel de proteção à vida, direito pautado na constituição Federal. Já o Vereador Paulinho de Odé, representando a Câmara Municipal de Canoas, em seu pronunciamento, disse
que a Rede Arco Íris é um projeto inovador que irá reunir o trabalho de diversas secretarias para proteger a população LGBT dos crimes de ódio e preconceito. Acrescentou também que tem muito orgulho de ter iniciado este trabalho em 2009 que segue dando frutos na construção de uma cultura de paz e não violência.
Além do Vereador, estiveram presentes no evento vice prefeita Beth Colombo, a diretora de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Segurança Pública, delegada Patrícia Sanchotene, presidente da Associação de Travestis e Transexuais do RS, Marcelly Malta, da 4ª Delegacia de Polícia de Canoas, representantes do Fórum LGBT de Canoas, advogada Bianca Hilgert, da Comissão de Diretos Humanos da OAB, da Prefeitura de Sapucaia, da Uniritter, do gabinete da deputada federal Maria do Rosário e a representante do Conselho Nacional LGBT e Coordenadora Estadual de Diversidade Sexual, Marina Reidel.
Para saber as organizações que são interligadas na Rede Arco Íris e mais informações,
segue o link: → REDE ARCO ÍRIS

Paulinho de Odé entrega prêmio à Moçambicano

Uma delegação da cidade de Matola, em Moçambique, esteve na Câmara Municipal de Canoas nesta terça-feira (09). O Grande Expediente da sessão ordinária contou com a presença do grupo, que enalteceu a importância da integração entre os povos.
A comitiva, liderada pelo presidente do Conselho Municipal de Matola, Calisto Moisés Cossa, cargo equivalente a prefeito, cumpre esta semana agenda em Canoas, município com o qual mantém projeto de cooperação técnica. Também integram a delegação dois membros da Assembleia Municipal (função correspondente a vereador), Anastacia Rita Quitane e Renato Tomas Muelega.

Para saudar os visitantes, o Grande Expediente foi aberto com a apresentação do cantor e compositor Dante Ramon Ledesma. Houve a entrega do Troféu Canoeiro ao prefeito de Matola e a Anastacia Rita Quitane (vereadora de Matola). Calisto recebeu a homenagem das mãos do vereador Paulinho de Odé (PT). O Grande Expediente também foi acompanhado pelo secretário adjunto de Relações Institucionais, Célio Piovesan, representando o prefeito Jairo Jorge.