segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Celebração marca Dia Municipal de Oxóssi

Ireno Jardim

mais fotos
O Dia de Óxossi, 20 de janeiro, foi comemorado na tarde deste domingo, 22, em evento no Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo. A celebração, organizada pela Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria Municipal das Diversidades, em parceria com a Movimento de União de Axés do Sul (Uniaxés), teve apresentações, homenagens e sorteio de camisetas.
o Dia Municipal de Oxóssi e Zélio Fernandino Moraes em homenagem a Umbanda foi aberto com apresentações de capoeira pela Associação União de Raças, de Canoas, do coral da Associação Universalista Luz de Aruanda, João Máximo e a filha Maria Eduarda, do grupo teatral canoense Pode ter Inço no Jardim. Após, foram homenageados Mãe Deza da Cabocla Jurema, Pai Babadiba de Iemanjá e Mãe Emília de Xangô pelo importante trabalho umbandista que desenvolvem. Todos receberam troféus do prefeito Jairo Jorge.
Contra o preconceito
Em sua manifestação, o prefeito afirmou que o papel do poder público é apoiar a luta contra o preconceito, que só pode ser vencido com a divulgação de ideias para quem acredita na paz, na tolerância e no respeito. Ele também reafirmou o compromisso de construir um santuário para celebrações inter-religiosas em um parque adequado para isso.
O coordenador de Diversidades, Paulinho D'Odé, lembrou que Canoas tem 157 terreiros relacionados, que com base em uma lei sancionada por Jairo Jorge, têm tolerância de 20% a mais de decibéis em suas atividades, assim como templos de outras religiões.
Praia limpa
O presidente da Federação Afro-Umbandista do RS, Éverton Afonsin, divulgou a campanha Praia Limpa para Iemanjá. Segundo ele, a Faurs desenvolve oficinas de barcos ecológicos, que se desmancham na água e serão utilizados nas oferendas para Iemanjá, em 2 de fevereiro. Sugeriu, ainda, que os terreiros doem os enfeites para as crianças na praia e utilizem apenas as pétalas das flores.
Participaram, ainda, da abertura oficial Mãe Rose de Xangô e o diretor de Cidadania Cultural, Luiz Antônio Inda, representando a Secretaria Municipal da Cultura.
O ato se encerrou com apresentação do grupo porto-alegrense Omodê, acompanhado do Tambores de Oxum.

Orixá

Oxóssi na Umbanda é considerado patrono da linha dos caboclos, atuando para o bem-estar físico e espiritual dos seres humanos. Segundo esta religião, Oxóssi é figura representativa de uma das sete forças principais de Deus: a força da luta, do trabalho, da providência e da afirmação positiva.
A figura de Oxóssi tem origem na mitologia africana, para a qual seria um antepassado africano divinizado, filho de Yemanjá, irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó, localizada na África sudanesa - de onde provêm os povos nagô (keto, ijexá e oyó) e mina-jeje. Também é considerado o caçador por excelência; o arqueiro de uma flecha só - sempre certeira.


Crédito da notícia: Eloá da Rosa

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Matéria Públicada no Blog Espiritualidade Inclusiva

No dia de ontem, 16 de janeiro, na qualidade de editor do blogue e idealizador do Movimento “Espiritualidade Inclusiva” (sim, já somos um movimento, e ele está crescendo diariamente!), fomos a uma reunião na Coordenadoria de Políticas de Diversidade, ligada diretamente ao Gabinete do Prefeito de Canoas – RS, o Sr. Jairo Jorge.

A reunião teve por objetivo apresentarmos ao responsável pela Coordenadoria, o sr. Paulo Rogério Ambieda (Paulinho de Odé) [ver foto abaixo], a nossa proposta como Movimento Espiritualidade Inclusiva e como podemos trabalhar em parceria com a Coordenadoria e as ações da Prefeitura de Canoas em prol da diversidade de orientação sexual, do diálogo inter-religioso e da visão inclusiva.
(Paulo Rogério Ambieda, o Paulinho de Odé, à frente da Coordenadoria de Políticas de Diversidade em Canoas - RS)
Inicialmente, o sr. Paulinho de Odé apresentou o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria e revelou que esta é a primeira Coordenadoria de Políticas de Diversidade com status de secretaria do Estado do Rio Grande do Sul e, muito provavelmente, uma das únicas com esse status no Brasil inteiro. Foi criada na atual administração com a missão de promover a dignidade, garantir os direitos humanos e o acesso à justiça, mediante o combate à discriminação e a proteção aos grupos vulneráveis com geração de oportunidades e inclusão social. Ela tem poder de voto em ações do executivo que possam interferir na parcela dos cidadãos relacionados às políticas da Coordenadoria. Na verdade, esta foi a primeira Coordenadoria de Diversidades de uma Prefeitura no RS. A Coordenadoria de Diversidade de Canoas tem um caráter bem mais político-social que político-partidário, já que o objetivo é chegar a todas as camadas da sociedade e cumprir seus vários objetivos, definidos pelos focos principais de ação:

- Diálogo inter-religioso (vários eventos de diálogo entre as religiões já foram realizados, especialmente entre as religiões de matriz africana e as correntes do Cristianismo, frequentemente envolvidas em ações discriminatórias contra os africanistas);

- Inclusão das religiões historicamente excluídas (estas religiões são a umbanda, o candomblé – e correntes similares, e o espiritismo – várias ações de inclusão destas religiões no meio social, cultural e educacional);

- Diversidade de orientação sexual (ações no campo da saúde, segurança e cultura – a Coordenadoria já realizou três Paradas Livres, sendo que a Parada de Canoas já é a terceira maior do RS e, provavelmente, a mais bem organizada de todas – a ideia é que a partir deste ano venha a ser a maior parada do RS – realização de palestras em empresas, seminários e encontros regionais, alertando sobre os riscos e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis);

- Diversidade cultural (apoio a ONGs com propostas de inclusão social, ações de promoção da diversidade cultural em comunidades carentes);

- Diversidade étnica (trabalhada basicamente nos terreiros africanistas, onde se pode encontrar a maior diversidade étnica convivendo harmonicamente no Brasil).
Para o Coordenador, Paulinho de Odé, que já participou de vários movimentos LGBT no RS, a homofobia começa dentro da família (agressões, expulsão de casa) e depois vem a estender-se à escola (bullying homofóbico, evasão escolar). Segundo ele, a Coordenadoria de Diversidade é uma ferramenta do movimento social. Ele defende o protagonismo compartilhado entre o poder público e o movimento da diversidade.

Numa conversa muito agradável que durou cerca de duas horas, o Coordenador revelou-nos as dificuldades em trabalhar a inclusão da diversidade de orientação sexual entre alguns grupos religiosos mais fundamentalistas. Realmente, esta é uma das tarefas mais difíceis de se realizar quando um dos lados não está disposto a dialogar e a inserir-se no todo da sociedade de um modo pleno. Contudo, a impressão que tivemos ao vermos a equipe da Coordenadoria, foi a mais positiva possível. Entre os parceiros da Coordenadoria estão sacerdotes africanistas e integrantes de movimentos ligados à Igreja Católica. É um trabalho louvável e necessário que deveria ser multiplicado pelo Brasil todo.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, o índice de violência contra os LGBT teve uma diminuição considerável desde a implantação da Coordenadoria de Diversidade.

Ao final da reunião, tivemos o compromisso de apoio por parte da Coordenadoria de Políticas de Diversidade ao Movimento Espiritualidade Inclusiva. Desta forma, teremos participação em atividades realizadas pela Coordenadoria no Fórum Social Temático em Canoas, que se realizará entre 25 e 29 de janeiro. Além disso, o coordenador colocou a nossa disposição o espaço físico da Coordenadoria para realizarmos reuniões e propormos atividades e novas ações, numa parceria que será claramente de um enorme sucesso.

Fonte: http://espiritualidadeinclusiva.blogspot.com/2012/01/noticia-o-exemplo-da-coordenadoria-de.html?spref=fb

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Prefeitura na Rua será na João de Barro

Os moradores da região sudeste poderão conferir neste sábado, 14, o primeiro Prefeitura na Rua da região neste ano. O encontro entre secretários, o prefeito Jairo Jorge e a população começa às 9h da manhã e segue até o meio dia. Os moradores poderão retirar fichas para falar com qualquer secretário, informandos demandas diretamente aos titulares das pastas. E é possível também conversar com o prefeito, que recebe a população de Canoas há 128 edições. Desta vez, a estrutura será montada na Rua Itamar de Mattos Maia esquina com Catimandu, na Vila João de Barro, bairro Niterói.

4ª Marcha pela Vida e Liberdade Religiosa do RS

Nesta terça-feira, 10, o titular da Coordenadoria Municipal das Diversidades de Canoas, Paulo Ambieda (Paulinho D' Odé) participou de reunião preparatória da 4ª Marcha pela Vida e Liberdade Religiosa do RS, que ocorre no próximo dia 21, em Porto Alegre. O tema é Unidos sempre seremos fortes.

A reunião ocorreu na sede do Sindicato dos Servidores Federais. "Mobilizaremos um grande número de adeptos e simpatizantes no dia 21", informa o coordenador. Em 2011, cerca de três mil pessoas participaram desse evento. A concetração para a 4ª Marcha pela Vida e Liberdade Religiosa do RS ocorre no Largo Glênio Peres, a partir das 16h.



 Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho