Foi instalada nesta segunda-feira (4) a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas na Assembleia Legislativa. O órgão, que terá como coordenador o deputado Aldacir Oliboni (PT), contará com o apoio de 37 parlamentares.
Segundo Oliboni, dados demonstram que desaparecidos são, em grande parte, vítima de tráfico de pessoas, com atuação nacional e internacional, voltado para a exploração sexual, adoção ilegal, trabalho escravo, tráfico de órgãos e de drogas. De acordo com o deputado, 28 rotas de tráfico humano já foram detectadas no Rio Grande do Sul. Só no ano passado, mais de 4600 pessoas desapareceram e ainda não foram encontradas.
A Frente deverá atuar em três eixos: a conscientização social, a proteção e a assistência às vítimas e o enfrentamento das redes criminosas. Entre as funções do órgão técnico estão a criação de comitês municipais, a realização de campanhas de conscientização e de audiências públicas nas principais rotas de tráfico do estado – as regiões da Serra, da Fronteira e de Grande Porto Alegre.
A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosóario, participou da solenidade e parabenizou a Assembleia Legislativa pela instalação da frente parlamentar.
Fonte:http://www.sul21.com.br/jornal/2013/03/assembleia-legislativa-instala-frente-parlamentar-em-defesa-das-pessoas-desaparecidas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário