"Salve São Jorge Guerreiro! Salve Ogum!". A reverência do presidente de honra da Uniaxés, pai Paulinho de Odé, foi a senha para o início da 5ª Procissão em Homenagem a Ogum e São Jorge - o orixá e o santo têm seu dia celebrado hoje (23 de Abril ) por umbandistas e católicos -, respectivamente.
“A procissão possibilita juntar diferentes religiões em torno de elementos comuns, como a construção de uma cultura de paz na cidade”, destacou o coordenador municipal de Diversidades, Luiz Antônio Inda. Responsável pela condução dos trabalhos, do alto do carro, ao lado da imagem da imagem de Ogum/São Jorge, Paulinho de Odé discursou em prol do respeito às diferenças: “Viva o respeito à livre expressão religiosa.”
Carreata para Ogum
Carreata para Ogum
Já no dia 29 foi a vez da Procissão da Fauers que reuniu mais de 60 veículos e saiu de Canoas rumo a o largo Zumbi dos Palmares em Porto Alegre onde aconteceu uma Roda Religiosa. Paulinho de Odé representando a Uniaxés falou da importância da União das casas de religião e parabenizou o organizador do Evento Everton Alfonsin pela parceria na luta em defesa dos afroumbandistas não só de Canoas mas de todo o Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário