segunda-feira, 1 de setembro de 2014

13° Encontro das Almas Iluminadas


                Na noite do dia 29/08, foi realizado o 13º Encontro Almas Iluminada, promovido pela Coordenadoria das Diversidades, com apoio do Vereador Paulinho de Odé e da Uniaxés. Com o objetivo de promover a cultura de paz e a consciência de combate à intolerância religiosa, participaram canoenses e visitantes de vários municípios do Estado.
                O evento foi iniciado com roda de capoeira com os grupos: Palmares (Mestre Dindo), Oxossi (Mestre Soneca), Angola Tradição (Mestre Bira) e Pretos Velhos da Vivência (Mestre Chuca). O Centro Cultural Reino de Sarah, conduzido pela professora Neuza Gomes, fez apresentações de dança cigana. O grupo Afrotche, formado por 12 percussionistas liderados pelo artista e vocalista Eduardo Branca, gravaram de um videoclipe de "axé music". O evento teve, ainda, 10 exposições relacionadas às comunidades tradicionais de terreiro, com quadros, roupas, artesanato, camisetas, mandalas e literatura afro. Também houve sorteio de brindes.



                No evento, o Movimento Uniaxés entregou troféus e certificados a 200 lideranças das comunidades de terreiros como reconhecimento ao papel social, cultural, histórico, ancestral, tradicional e religioso que desenvolvem em suas comunidades. Os homenageados especiais foram Mãe Nedi, Pai Beto de Oxum, professor e pesquisador Jonas Camargo, Pai André de Xangô, Mãe Ieda de Ogum, Mãe Paula de Xapanã, Mãe Viviane de Oiá; presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Paulo Chitolina, e Mãe Terezinha de Oxalá.
                Além do Vereador Paulinho de Odé, estavam presentes no evento o Coordenador das Diversidades, Rogério Ambieda, o Tigre; o Prefeito Jairo Jorge; o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Carlos Todeschini, e a Coordenadora do Uniaxés, Mãe Rose de Xangô.


Nenhum comentário:

Postar um comentário