segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanja

    
     O dia de homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes teve muito sol, e a participação da população, que acompanhou a programação da 23ª Procissão em Canoas. A partir das 7h30, uma missa na Igreja Imaculada Conceição reuniu fiéis no início das homenagens. Após, uma procissão percorreu as ruas José de Alencar e Boa Saúde, no bairro Rio Branco, em direção ao Arroio das Garças.

     Na frente, a imagem da santa era recebida com devoção pelos fiéis que, no caminho, juntavam-se à caminhada. Um caminhão de som tocava o hino de Navegantes (gravado pelo grupo Imaculada), intercalada por preces e pedidos de bênçãos. Em frente das casas, muitas famílias montaram pequenos altares, com a imagem de santos, para reverenciar a passagem de Nossa Senhora.

     A chegada ao arroio das Garças aconteceu antes das 10h. No local o grupo já tinha o dobro de pessoas em comparação à saída da igreja. A imagem foi colocada no barco Ana Paula, do clube Náutico Albatroz, que a conduziu até a Prainha do Paquetá. O barco Noiva do Caí fez o transporte de pelo menos outras 150 pessoas, incluindo o prefeito Jairo Jorge, a vice-prefeita Beth Colombo, e o deputado Nelsinho Metalúrgico, que acompanharam toda a procissão.

     No trajeto até o Paquetá, diversas embarcações uniam-se à procissão. A Defesa Civil canoense estima que mais de 50 embarcações, de diferentes tamanhos, participaram do percurso. Muitos dos barcos estavam enfeitados com bandeiras nas cores azul e branco.

     Perto das 11h, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes chegou à Prainha do Paquetá, onde uma multidão aguardava a realização de atos religiosos. A imagem foi recepcionada por representantes de diferentes religiões.

     Após uma pequena procissão, a imagem foi posicionada junto ao altar, onde aconteceu a missa campal. A celebração teve destaque para o tema "Em defesa da água", e contou com a presença de muitos fiéis.

     Após, uma celebração inter-religiosa foi realizada no Paquetá, com a presença de religiões de matriz africana, espiritistas e católicos, sob a coordenação do titular da Coordenadoria das Diversidades, Paulinho D'Odé.

     Conforme estimativa das forças de segurança que aturam na organização da procissão no Paquetá, mais de 1,5 mil pessoas participaram dos festejos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário