sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Canoas "Loka de Boa" no calendário oficial do município

            A Câmara aprovou na sessão desta quinta-feira (26) projeto de lei do vereador Paulinho de Odé que institui a Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Saúde Mental - Canoas Loka de Boa, a ser comemorada, anualmente, na segunda semana de outubro. O evento deverá integrar o calendário oficial do município.
            A Semana Canoas Loka de Boa, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde desde 2011, no mês de outubro, foi criada com o intuito de esclarecer, sensibilizar e apresentar os serviços existentes no município à comunidade, a fim de garantir a inclusão social, os direitos humanos e o combate ao estigma de pessoas com doenças mentais. Diversas atividades são realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e em espaços públicos para discutir a situação da saúde mental e compartilhar experiências de profissionais e pacientes.
            As atividades incluem rodas de conversa, serviços abertos para visitação, oficinas, exibições de filmes e atividades esportivas e culturais. Satisfeito com a aprovação do Projeto, o vereador Paulinho de Odé destaca: “Hoje garantimos que a política de saúde mental e de recuperação de usuários de drogas em Canoas seja lei. Foi aprovado meu projeto que tornou obrigatório a realização da semana Loka de Boa em Canoas por qualquer prefeito. É o primeiro passo para que essa política pública, que rompe com o sistema arcaico de internações em manicômios e trabalha a saúde mental de forma integral junto aos CAPS e as famílias de forma a garantir sempre a dignidade humana ,seja sempre o modelo a ser seguido por nossa cidade. Viva todas as diversidades, viva as diferenças por um mundo livre do preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário