sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Paulinho de Odé homenageia Centro de Umbanda Ogum Lanceiro e Iemanjá

               O vereador Paulinho de Odé (PT) prestou homenagem na sessão desta quinta-feira (05) ao Centro de Umbanda Ogum Lanceiro e Iemanjá, um dos centros religiosos mais antigos da cidade. Localizado no bairro Niterói, a entidade iniciou suas atividades há mais de 50 anos.
               Paulinho de Odé destacou o trabalho espiritual e social desenvolvido pelo Centro. Um pedido de tombamento protocolado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pretende reconhecê-lo como patrimônio histórico, cultural e religioso. "É o primeiro terreiro de matriz africana e umbanda no Rio Grande do Sul a entrar com protocolo para o tombamento", salientou o Vereador. A Yalorixá do Centro de Umbanda Ogum Lanceiro e Iemanjá, Mãe Eloá de Oxalá, agradeceu a homenagem e, emocionada, lembrou das pessoas que ajudaram a construir o trabalho da entidade.
               Presente no Grande Expediente, o professor de História Jorge Nascimento afirmou que a homenagem na Câmara deve servir como momento de reflexão sobre o significado de cultura e história. "Esse momento representa um passo à frente. Estamos reconhecendo formalmente e oficialmente que existe uma religião que tem um trabalho civilizatório e de organização cultural que traz uma contribuição para a civilização atual", ponderou.

               O diretor de Economia Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Denisson Beretta Gardione, ressaltou que a busca pelo tombamento junto ao Iphan já é um movimento vitorioso. "É um passo contra qualquer tipo de intolerância", afirmou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário